Por que certificar?

Essa é uma das perguntas que nos deparamos quando implementamos um sistema de gestão e se esse é passível de certificação.

Desde sempre sentimos a necessidade de demonstrar uma ilibada reputação e ter o reconhecimento de produtos e serviços no mercado de atuação. Porém alardear o público e clientes sobre o quanto sua empresa é a melhor surte resultados.

Para isso, não basta simplesmente oferecer excelentes produtos e serviços, também estamos falando de uma comprovação reconhecida.

Por isso certificar um sistema de gestão é o recurso ideal para comprovar credibilidade.

Dessa forma é possível demonstrar que seu produto e/ou serviço atende às expectativas, critérios, requisitos e também segue padrões de normas nacionais e internacionais.

Inclusive em alguns casos, a certificação é muito mais do que isso:

“ela é um requisito legal ou até mesmo contratual”

Ou seja, bem como muitas vezes o fechamento de um contrato com um novo cliente pode depender da existência de determinadas certificações.

ABC CERT lhe explica como certificar variados sistemas de gestão, sendo eles voltados para:

Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional, Energia, Segurança de Alimentos, dentre outros.

Confira abaixo o processo de certificação de um sistema de gestão baseado em normas  ISO (International Organization for Standardization):

Etapas ABC CERT para uma certificação

Aceite da Proposta Comercial – Após contato, nossa equipe solicita dados da empresa que será certificada, elabora a proposta comercial e envia. Sendo essa aprovada, iniciamos o processo de agendamento da auditoria e demais trâmites desse processo.

Análise Documental Fase I – Nesta fase é realizado pelo auditor escalado a análise da documentação base do sistema de gestão. (ações podem ser solicitadas para o início da próxima fase).

Auditoria de Certificação Fase II – O auditor presencialmente ou on-line realiza auditoria de conformidade com base no escopo definido e baseado na(s) norma(s) pretendida(s). Essa atividade será registrada em relatório de auditoria.

Decisão da Certificação – Finalizadas as etapas Fase I e II e analisados os apontamentos da auditoria, a empresa é recomendada a certificação. Caso ocorra requisitos não atendidos (Não Conformidade Maior), esses deverão ser tradados em prazo determinado. Uma nova averiguação é realizada para verificação de eficácia das ações propostas para esses requisitos.

Emissão do Certificado – Sendo a empresa recomendada a certificação, a ABC CERT emite o certificado digital e envia ao cliente. (a validada do certificado será de 3 anos).

Auditorias de Acompanhamento – Sendo o ciclo de certificação de 3 anos, para os próximos 2 anos serão realizadas auditorias de acompanhamento anualmente. Essas auditorias verificarão se o sistema de gestão continua em processo evolutivo e atendendo os requisitos.

Manutenção da Certificação – Para cada auditoria de acompanhamento, um novo relatório de auditoria é emitido. Esse com os registros das constatações do auditor para cada processo, sendo esse avaliado para manter ou não o certificado vigente.

Auditoria de Renovação – Estando próximo da validade do ciclo de certificação, a empresa nos solicita nova proposta para renovar a certificação. Sendo essa aprovada uma nova auditoria é realizada iniciando novamente o ciclo.

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